Ouça ao vivo

Dário: situação do Cantareira preocupa, mas cenário atual é melhor que o de 2014

Foto: Guilherme Pierangeli

A Prefeitura de Campinas e a Sanasa entregaram nesta segunda-feira (4) um novo reservatório de água potável no Jardim Carlos Lourenço. Na cerimônia de entrega do novo reservatório, o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, comentou a situação do Sistema Cantareira, que opera em estado de alerta após a capacidade ficar abaixo dos 40%. O sistema abastece parte da grande São Paulo e cidades de nossa região.

Segundo Dário, a situação preocupa, mas ele afirma que a cidade não enfrentará novamente os problemas que ocorreram em 2014 e 2015. “Sempre preocupa, temos feito um trabalho importante pra redução nas perdas em nossa rede, e também a situação do Cantareira, apesar de preocupante, é mais controlada do que foi em 2014, São Paulo tem uma alternativa para abastecimento, e a região de Campinas tem uma garantia de outorga de 10 mil litros de água por segundo, o que garante o abastecimento”.

Em relação ao novo reservatório, ele foi construído no Centro de Reservação Carlos Lourenço, que já conta com outros dois reservatórios. A nova estrutura tem capacidade de armazenar 1.500 m³ de água potável, o equivalente a 1,5 milhão de litros. Os outros dois reservatórios têm capacidade de 1.600 m³ e de 100 m³.

O Presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães, destacou a importância da nova estrutura para a região. “É importante estarmos sempre ampliando a reservação de água tratada pois em caso de intercorrências na rede, algum vazamento, que precise interromper, o reservatório consegue manter o abastecimento funcionando, sem a necessidade de interrupção desse abastecimento”.

Cerca de 20.500 moradores de sete  bairros da região serão beneficiados com o novo reservatório do Carlos Lourenço: Jardim Andorinhas, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim Itayu, Jardim New York, parte do Jardim Tamoio e o condomínio José Euzébio Cabral. O investimento foi de quase R$ 1,6 milhão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.