O Instituto Agronômico de Campinas lançou uma cultivar da espécie Lippia Alba, planta popularmente conhecida como erva-cidreira.
A IAC Citral 1 Lippia Alba é a primeira cultivar no mundo resultante do melhoramento genético da espécie que é conhecida por propriedades calmantes e antioxidantes.
De acordo com a pesquisadora do Centro de Recursos Genéticos Vegetais, Márcia Ortiz, a planta tem mais aroma e sabor, características fundamentais para atender às exigências dos consumidores.
“Nós fizemos uma avaliação assim: (as pessoas não sabiam o que estavam recebendo) a lippia alba mais dois chás comerciais, e as pessoas escolheram a lippia alba porque acharam refrescante, suave ao paladar. Então, ela tem potencial para ser vendida aqui, como para exportação.”
O IAC já registrou a cultivar de Lippia Alba no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e aguarda autorização para inserir o produto no mercado.
Um levantamento da empresa de pesquisa Euromonitor Internacional mostrou que o consumo de chá no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial, de 13%.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o comércio mundial de chá é estimado em cerca de US$ 9,5 bilhões.