Ouça ao vivo

Na semana de aniversário de Campinas, serviços públicos é cobrado sobre a PPP do Lixo 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

A requalificação e revitalização de parques de Campinas, como ocorreu com o Bosque dos Jequitibás, Pedreira do Chapadão e Lagoa do Taquaral, além da criação de novos parque lineares, foram citados pelo secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, ao relacionar os pontos positivos de Campinas no mês de aniversário da cidade. 

É também de responsabilidade da pasta a gestão dos resíduos sólidos da cidade. E nesse quesito, fica o questionamento sobre a PPP do Lixo que não aconteceu.

Essa proposta para a gestão dos resíduos sólidos de Campinas é em cumprimento da Lei que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Aterros sanitários geram prejuízo ambiental e contribuem para o aquecimento global, por isso a Lei determina a necessidade de tratamento do resíduo”.

Como nenhuma cidade do Brasil recebeu investimentos da ordem de R$ 1 bilhão para a implantação desse sistema, a solução viria de Parceria público-privada, que não ocorreu, de acordo com Paulella, por causa de apontamentos do Ministério Público e representações de empresas questionando o edital. “A ideia é criar um sistema de usinas de reciclagem de resíduos secos e de compostagem de orgânicos, através de biodigestores para a transformação do resíduo em fertilizante agrícola”.

Paulella estima que a realização de um pregão sobre o assunto deverá ser submetida à audiência em no máximo quatro meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.