CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Solicitação do voto em trânsito já está disponível para os eleitores

Quem pretende votar em trânsito nas eleições deste ano já pode realizar a solicitação à Justiça Eleitoral.  Essa modalidade de voto acontece quando o eleitor está fora do seu domicílio

Solicitação do voto em trânsito já está disponível para os eleitores
Foto: Divulgação/TSE

Quem pretende votar em trânsito nas eleições deste ano já pode realizar a solicitação à Justiça Eleitoral. 

Essa modalidade de voto acontece quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar, mas somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

De acordo com Guilherme Gonçalves, especialista em Direito Eleitoral, o objetivo é que a maioria da população possa exercer o direito do voto. “Se a pessoa estiver dentro do próprio estado e ela se cadastrar, ela pode votar na chapa completa, de deputado estadual a presidente. Se ela estiver em outro estado na época do voto em trânsito, ela só vai poder votar para presidente. É mais uma demonstração de que a justiça eleitoral, de fato, está tentando buscar e cumprir sua missão, que é permitir a mais ampla participação da população. Tem que deixar claro que é preciso se pré-cadastrar. Não no dia da eleição, se você viajar e falar: ‘Aí, eu quero votar em trânsito’, aí não tem condição.” 

O voto em trânsito pode ocorrer em ambos os turnos. Neste ano, o primeiro está marcado para 2 de outubro e, eventual segundo turno, para o dia 30 do mesmo mês.

Vale lembrar que não é possível votar em trânsito fora do Brasil. Já quem tem o título cadastrado no exterior, mas estiver em território brasileiro, pode votar na eleição para o cargo de presidente, desde que habilitado dentro do prazo.

O prazo de solicitação vai até o dia 18 de atrássto.

Conteúdos