Unicamp repudia falas de Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Jair Bolsonaro

A Unicamp emitiu nesta quarta-feira (21) uma nota assinada pela reitoria da universidade repudiando o pronunciamento feito pelo o Presidente Jair Bolsonaro (PL) à embaixadores de vários países na última segunda-feira (18), no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Bolsonaro fez ataques ao processo eleitoral brasileiro, propagando informações que já foram desmentidas por órgãos oficiais sobre as urnas eletrônicas, e sobre as eleições de 2018.

Segundo a nota da universidade, as afirmações do Presidente não encontram respaldo em fatos reais, e foram motivo de indignação e constrangimento em âmbito nacional e internacional. A Unicamp integra a Comissão de Transparência das Eleições, e manifestou apoio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que a instituição realiza um trabalho importante e sério, em particular no que se refere ao sistema das urnas eletrônicas, em vigência no país desde 1996.

Por fim, a nota da universidade afirma que a Unicamp está alinhada aos princípios da Constituição de 1988, que reitera o compromisso com a verdade, e repudia quaisquer ações que possam contribuir para a ruptura constitucional.

Confira a nota na íntegra:

“Em um pronunciamento recente no Palácio da Alvorada, o presidente da República fez afirmações sobre o processo eleitoral brasileiro que não encontram respaldo em fatos reais e foram motivo de indignação e constrangimento em âmbito nacional e internacional.

Em razão de tais alegações, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), consoante com o seu dever ético e político em defesa do Estado Democrático de Direito, manifesta seu apoio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ressalta a importância e seriedade do trabalho que essa instituição desenvolve, em particular no que se refere ao sistema das urnas eletrônicas, em vigência no país desde 1996.

A Unicamp esclarece que participa da Comissão de Transparência das Eleições e que, recentemente, em conjunto com outras universidades, celebrou uma parceria com o TSE para ampliar a fiscalização e transparência do processo eleitoral. A Universidade entende que tais ações evidenciam o comprometimento dessas instituições com o contínuo aprimoramento do sistema eleitoral, com a sua lisura e com a soberania popular.

A Unicamp, alinhada aos princípios da Constituição de 1988, reitera o seu compromisso com a verdade e repudia quaisquer ações que possam contribuir para a ruptura constitucional.

Reitoria da Unicamp
Campinas, 20 de julho de 2022″

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.