Furtos aumentam na região do bairro Ponte Preta

Foto: Guilherme Pierangeli

Uma onda de furtos tem preocupado moradores e comerciantes do bairro Ponte Preta, em Campinas. Os crimes se concentram especialmente na região entre a Sanasa, na Av. da Saudade, e a Farmácia de Alto Custo, na rua General Setembrino de Carvalho. Moradores e comerciantes fizeram até um abaixo-assinado pedindo providências. Segundo as vítimas, os crimes ocorrem desde o início do ano, mas vêm se intensificando.

Levantamento da CBN com base em dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) aponta que os registros criminais no 5º Distrito Policial, que atende a região, subiram 9% no primeiro semestre do ano no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Muitas das vítimas foram furtadas várias vezes seguidas. Caso do comerciante Alexandro Paulini, que é proprietário de uma banca na região. Ele relatou ter sido alvo de furtos quatro vezes desde o início do ano. “Tive que trocar toda fiação, agora a alternativa foi usar outro método, cimentar os canos para que eles não consigam levar, mas você vê o pessoal passando com lixeira na mão, sacolas pretas, e se eles conseguem entrar, aí já ‘fazem a festa’ dentro do estabelecimento, no nosso caso aqui foi só a fiação e o botijão de gás, estouraram a porta e levaram o botijão de gás”.

Os criminosos levam geralmente itens estruturais, como torneiras, fiação elétrica, até mesmo grades de proteção. Porém, há casos em que outros itens são levados. Fernanda Zocca tem uma boutique recém-inaugurada na região, e o imóvel foi invadido por três vezes na mesma semana, com computadores e mercadorias sendo levados pelo criminoso. “Ele chegou aqui e entrou às 5h, diz meu vizinho, entrou na segunda, fez um ‘rapa’, levou dois computadores, roupa, na terça-feira ele entrou de novo, mas nisso, na segunda, coloquei um sistema de segurança, e foi quando a gente detectou ele, e aí vieram os investigadores e na quarta-feira conseguiram achar o que entrou aqui, mas assim, aquela nossa lei, não foi flagrante e ele foi solto, e na quinta-feira ele pulou de novo no meu quintal, resumindo, fui eu colocar cerca elétrica na sexta-feira”.

Os furtos acontecem em qualquer horário do dia, mas as ocorrências são mais frequentes à noite. Segundo as vítimas, usuários de drogas que se abrigam invadindo imóveis abandonados são os autores dos furtos.

A SSP e a Polícia Militar se manifestaram sobre o aumento dos furtos na região com as seguintes notas:

Nota da SSP:

As ações de patrulhamento na cidade são reorientadas e intensificadas constantemente, de acordo com as dinâmicas criminais. A Polícia Civil tem se empenhado no combate aos crimes patrimoniais em ambas as áreas citadas e trabalha na identificação e prisão dos autores dos casos ocorridos. O trabalho policial na região do 5° DP e 10° DP (responsável por parte da área apontada), possibilitou, nos primeiros seis meses deste ano, nas prisões de 150 suspeitos e recuperação de 92 veículos roubados ou furtados. Além disso, o patrulhamento também foi intensificado por meio da Operação Sufoco, visando coibir principalmente os crimes mencionados. Desde 4 de maio, a ação no Estado já deteve mais de 10 mil pessoas. Por fim, a SSP reforça a importância do registro de boletim de ocorrência dos casos. A notificação é essencial para orientar o policiamento nas ruas e possibilitar investigações para a detenção dos autores. Além das unidades territoriais, o registro pode ser feito pela Delegacia Eletrônica: (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br). Todos os casos registrados são investigados.

Nota da Polícia Militar:

O 35º BPM/I já tomou conhecimento da demanda solicitada por moradores e comerciantes da região do Bairro Ponte Preta por meio de abaixo assinado encaminhado à Câmara de Vereadores de Campinas. Providências relativas à intensificação de patrulhamento já estão sendo tomadas e por tratar-se de crime de furto, em sua maioria praticado por moradores de rua que cometem o delito sorrateiramente, outras medidas também serão adotadas pela Companhia de Policiamento da Área no sentido de orientação quanto à prevenção primária e secundária.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

CPFL faz cadastro da Tarifa Social de Energia em Valinhos 

Obras noturnas no Anel Viário Magalhães Teixeira começam nesta segunda-feira em Campinas

Região central lidera ranking de roubo e furto de celulares em Campinas  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.