Ouça ao vivo

Grupo protesta contra habilitação de empresa para gerir a UPA São José

Foto: Celina Silveira

Um grupo de manifestantes protestou nesta terça-feira (02) contra a habilitação da Associação Beneficente Cisne para gerenciar os recursos humanos da UPA São José. A empresa já tem a gestão da UPA Campo Grande.

O Conselho Municipal de Saúde argumenta que a privatização de parte do pronto-atendimento vai impactar negativamente a qualidade dos serviços. 

Questionado, o prefeito Dário Saadi afirmou à CBN que o atendimento na UPA Campo Grande melhorou após a Prefeitura contratar a organização.

“A gestão do atendimento e a qualidade continuam sendo de responsabilidade da Rede Mário Gatti. Inclusive, todos os indicadores mostram que a UPA do Campo Grande melhorou muito. Então, a gente entende que o Conselho tem seu posicionamento político, ideológico, mas respeitamos.”

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nayara Oliveira, rebateu a afirmação de Dário Saadi e disse que os manifestantes se reuniram para defender o direito ao acesso à saúde de qualidade.

Ela afirmou também que o Conselho recebe queixas graves sobre o atendimento na UPA Campo Grande. 

“As reclamações que chegaram são reclamações importantes de falhas nos processos de trabalho. É um direito dele falar que o que nós estamos fazendo aqui não é relevante. Só que a gente sabe o que a população está vivendo lá [UPA Campo Grande]. Então, assim, tudo bem ele fazer esse tipo de acusação. Agora, são pessoas que querem o direito à saúde para todos, que é um dever que ele teria que dar, e ele está entregando para empresas. Se ele é eleito e transfere para outros a responsabilidade da gestão, para quê ele foi eleito mesmo? É uma pergunta que eu coloco de volta para ele.”

O Conselho Municipal de Saúde organizou o protesto em parceria com o Movimento Popular de Saúde, a CUT e o Movimento Frente em Defesa da Vida.

A manifestação aconteceu na tarde desta terça-feira (02). O ponto de encontro foi o Largo do Pará. Em seguida, os manifestantes acessaram ruas da região central de Campinas e encerraram o protesto em frente a Prefeitura.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.