Hortolândia inicia nesta quinta-feira (4) a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas a partir de 35 anos. A chamada segunda dose de reforço será aplicada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em sistema de rodízio, ou seja, cada unidade terá aplicação em um dia da semana, sempre entre as 8h às 15h30.
A exceção é a UBS Parque do Horto, que tem vacinação de segunda à sexta, das 13h às 18h30, sendo uma opção para quem não poderá ir às outras UBS.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação será iniciada com doses que sobraram e estão disponíveis. O município ainda não recebeu mais doses do governo estadual, conforme relata a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Hortolândia, Ana Paula Fernandes. “Utilizando as doses remanescentes, a gente percebeu uma diminuição pela procura da quarta dose pela população acima de 40 anos, então temos essas doses remanescentes e iremos usar na população de 35 anos ou mais, esse pessoal já tá há pelo menos sete, oito meses com esquema concluído de vacinação, então tá apto pra tomar a vacina”. Para receber a 4ª dose, é necessário apresentar comprovante de vacinação da dose anterior, e ter sido vacinado pela última vez contra a covid há pelo menos quatro meses.
E começa também nesta quinta-feira a aplicação da quinta dose da vacina para os imunossuprimidos de 35 anos ou mais. E a Prefeitura também destaca que pessoas de até 39 anos que tomaram duas doses da Janssen precisam tomar a terceira, e quem tem 40 anos ou mais deve tomar a quarta, respeitando intervalo de 4 meses entre as doses.
É obrigatório o uso de máscaras nas UBS de Hortolândia. A cidade tem 92% dos moradores vacinados com pelo menos duas doses, e 52% com três doses.