CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procon lança cartilha para as compras do Dia dos Pais

O Dia dos Pais deste ano será comemorado no dia 14 de atrássto. O Procon de Campinas preparou uma cartilha com várias dicas para orientar o consumidor que está em

Procon lança cartilha para as compras do Dia dos Pais
Foto: Karen Fontes

O Dia dos Pais deste ano será comemorado no dia 14 de atrássto.

O Procon de Campinas preparou uma cartilha com várias dicas para orientar o consumidor que está em busca de presente para a data.

O documento está disponível no site e traz orientações sobre compras e contratação de serviços, política de troca, defeitos, descumprimento de ofertas, direito de arrependimento entre outros cuidados necessários na hora de adquirir os produtos e serviços no mercado de consumo.

De acordo com o Procon, a pesquisa de preço pode gerar uma economia significativa para o orçamento da família.

O Procon alerta que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a loja não está obrigada a trocar mercadorias em razão da cor e tamanho, por exemplo.

No entanto, se o estabelecimento ofertar este tipo de serviço, ele deve informar as condições para que essa troca possa ser realizada.

Já em relação à garantia, o serviço ressalta que a contratação de garantia estendida (uma espécie de seguro) deve ser uma opção do consumidor e jamais imposta na contratação.

Para o comércio eletrônico, uma das orientações do Procon é para que o consumidor sempre que for realizar compras por essa modalidade verifique se o site informa o endereço físico e CNPJ do fornecedor.

Nas compras online, o consumidor tem direito de desistir da contratação no prazo de até sete dias da assinatura do contrato ou entrega do produto.

Não é preciso apresentar justificativas, basta contatar a empresa e solicitar o cancelamento.

O Procon destaca que o consumidor também deve sempre exigir a nota fiscal, porque este documento é o único comprovante de compra caso ele precise trocar o produto ou até mesmo registrar uma reclamação no órgão de defesa do consumidor.

Compartilhe

Conteúdos