A Prefeitura de Campinas entregou na terça-feira a ampliação do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Freire, no Satélite Íris. São 133 novas vagas na unidade, que deverão começar a ser preenchidas ainda neste ano. As novas vagas ajudam na redução do déficit de vagas rede pública de educação infantil de Campinas, mas ele continua alto.
Segundo a secretaria municipal de Educação, o déficit está em cerca de 4 mil vagas, considerando crianças de 0 a 3 anos. Segundo a pasta não há déficit para as crianças de 4 anos ou mais, idade em que é obrigatório que as crianças frequentem alguma instituição de ensino. O déficit atual pode aumentar, pois segue aberto até 20 de outubro o cadastro para intenção de vagas na Educação Infantil de Campinas para 2023.
O secretário municipal de Educação, Tadeu Jorge, afirma que a Prefeitura tem planos de criar mais 4 mil vagas nos próximos anos. “A única maneira de diminuir esse déficit é gerando mais vagas, o que estamos fazendo aqui e estamos preparando em termos de um programa de construção de novas unidades, em praticamente todas regiões de Campinas, o plano total prevê que consigamos gerar aproximadamente essas quatro mil vagas que necessitamos neste momento”.
O Prefeito, Dário Saadi, respondeu um questionamento da reportagem sobre a situação atual do programa “Creche Para Todos”, que foi lançado em 2019, pela gestão anterior. O programa foca a compra de vagas na rede particular como forma de diminuir o déficit na rede pública. Dário elogiou a ideia, mas explicou por que ela não solucionou o déficit. “Quando foi lançado o edital ele teve uma adesão muito abaixo do esperado, e existe uma dificuldade da existência de creches com condições e documentação correta nas regiões onde existe o déficit”.
Atualmente são atendidas na rede municipal quase 48 mil crianças com idades entre 0 e 5 anos.