Campinas recebeu 500 doses da Coronavac nesta segunda-feira (19). As doses foram remanejadas de outro município pelo Estado. O número está longe do total necessário para garantir a imunização infantil.
De acordo com informações que constam no boletim da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 3.212 crianças de 3 a 4 anos tomaram a primeira dose – o que equivale a 10,97% do total de 29.289 crianças dessa faixa etária – e apenas 8 crianças receberam a segunda dose.
A bióloga Erika Roman conta que levou a filha de três anos e oito meses ao Centro de Saúde Antônio da Costa Santos, no Jardim Conceição, para receber a segunda dose na data agendada, mas não havia dose disponível para vacinar a menina. Erika responsabiliza a Secretaria Municipal de Saúde pela falta da vacina.
O presidente do departamento de pediatria ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Tadeu Fernandes, explica que o atraso da segunda dose não é um problema se durar pouco tempo.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que distribuiu as 500 doses de Coronavac entre os 13 Centros de Saúde que mais fizeram primeiras doses no público de 3 e 4 anos entre 20 e 30 de atrássto.
As doses vão ser aplicadas em quem procurar as unidades de vacinação. Não vai haver reserva para evitar desperdício de vacina.
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que desde o início da imunização das crianças de 03 e 04 anos, Campinas recebeu do Estado apenas um lote do imunizante, que tem solicitado o abastecimento ao Governo Estadual e aguarda o envio de novas doses.