Um dos principais pontos turísticos e de lazer de Campinas está diferente. É a Lagoa do Taquaral, que está com a água esverdeada, e isso já ocorre há algum tempo, segundo frequentadores. É o que relatam o contador Geraldo Feriani, que caminha frequentemente no parque, e o técnico em operações, Ricardo Piovesan. E na região próxima ao ginásio há um degrau com uma espécie de divisória, onde de um lado a água está mais próxima da coloração normal para a lagoa, e do outro ela fica esverdeada.
Procurada, a Prefeitura de Campinas informou, por meio do Departamento de Parques e Jardins, que isso é resultado da falta de chuvas, e que é uma situação natural para esta época do ano. Segundo a pasta, com menos chuvas há menos água na lagoa, uma menor oxigenação, e consequentemente, a proliferação de algas.

O DPJ afirma que não há risco para peixes e outros animais aquáticos, e que utiliza a movimentação de barcos para oxigenar a lagoa. Por fim, ainda segundo a pasta, nenhuma intervenção é necessária por se tratar de algo natural, e a chegada do período de chuvas resolverá a questão.