De janeiro a agosto, 37 pessoas morreram por acidentes de motos em Campinas, o que representa uma vítima fatal por semana.
Para tentar diminuir esses números, agentes de trânsito realizam uma campanha educativa nos cruzamentos de ruas e avenidas para reforçar que os motociclistas devem respeitar a linha de retenção, os semáforos e as faixas de pedestres, além de orientar que os outros condutores não devem avançar até as áreas reservadas para motos.
O técnico de enfermagem Roberto Mário usa a moto como meio de transporte para ir ao trabalho. Para ele, as áreas exclusivas aumentam a segurança no trânsito.
Para o motoboy Felipe dos Santos, o benefício da faixa exclusiva é parcial porque os motociclistas não podem usar as margens das ruas e avenidas para acessá-las.
Atualmente, Campinas tem 66 áreas de espera distribuídas na região central e no eixo das avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop (JBD) e Ruy Rodriguez. Segundo a Emdec, o objetivo dessas áreas é proporcionar mais segurança para os motociclistas ao minimizar a disputa por espaço com os automóveis.