Ouça ao vivo

Consumo das famílias aumenta nos supermercados após queda de preços

O preço dos alimentos caiu quase 10% entre julho e setembro, de acordo com estatística da Associação Brasileira de Supermercados. A deflação ajudou o consumo das famílias a aumentar. No acumulado do ano, 2,67%. De julho para agosto, o crescimento foi de mais de 6%
Foto: Valéria Hein

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta crescimento de 2,67% no consumo das famílias no acumulado de 2022. De julho para agosto, o aumento nas vendas foi ainda maior, de 6,12%, com base nas estatísticas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo o levantamento, o preço dos alimentos caiu 9,89% entre julho e setembro. O economista Cândido Ferreira Filho explica que o consumidor tem procurado mais alimentos que possam ser estocados, se aproveitando da deflação.

O valor da cesta básica teve queda. Segundo a Abras, o preço variou de R$ 757,97 em agosto para R$ 745,03 em setembro. O economista projeta que vai haver estabilidade porque o preço dos produtos varia de acordo com o dólar.

A recomendação do professor Cândido Ferreira Filho aos consumidores é de que não façam dívidas e gastem apenas o que está dentro do orçamento mensal para evitar problemas caso os preços voltem a subir.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.