O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem a Campinas neste sábado (08) para um ato político.
De acordo com a agenda divulgada pela assessoria de campanha, a caminhada terá início no Largo do Pará tendo como destino o Largo do Rosário, na região central, um trajeto de 750 metros. A caminhada deve começar às 10h e terminar às 10h30.
Lula tenta reverter a derrota no 1º turno na RMC (Região Metropolitana de Campinas) já que ficou atrás de Bolsonaro em todas as 20 cidades.
Em Campinas, o ex-presidente Lula teve 39,78% dos votos, enquanto Bolsonaro teve 49,07%. Em outras duas cidades, Hortolândia e Monte Mor, Lula perdeu, mas Bolsonaro não obteve mais de 50% dos votos.
Nos demais 17 municípios, de acordo com os números do TSE, Lula seria derrotado no 1º turno se a eleição fosse baseada nos dados apenas dos municípios.
No 1º turno, Lula não veio a Campinas. Apenas o vice, Geraldo Alckmin, esteve na cidade, em campanha junto com Fernando Haddad, candidato do PT que concorre ao Governo de São Paulo com Tarcísio de Freitas, do Republicanos.
A última vez que Lula esteve em Campinas, foi em 5 de maio. Na ocasião, a equipe do ex-presidente foi hostilizada quando chegava a um condomínio de alto padrão no bairro Gramado. Lula foi ao local para visitar o físico Rogério Cerqueira Leite, que atualmente é Presidente de Honra do CNPEM (Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais).
A Emdec foi procurada, mas, até o fechamento desta reportagem, a empresa não havia divulgado as informações operacionais relativas aos possíveis bloqueios viários durante a caminhada de Lula no próximo sábado (08).