Por 4 votos a 2, o vereador Major Jaime (Progressistas) foi eleito relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar denúncias de corrupção passiva por meio de supostos pedidos de propina por parte do presidente afastado da Câmara de Campinas, Zé Carlos. Os componentes da mesa escolheram o parlamentar, que concorreu com Paulo Bufalo (PSOL).
Apesar de votar a favor do governo Dário Saadi (Republicanos) na maioria das pautas, Major Jaime diz que não é da base e que a posição política dele não vai ter influência na elaboração do relatório da CPI.
Em audiência nesta segunda-feira, os vereadores que integram a CPI decidiram que vão se reunir uma vez por semana para analisar os documentos que forem obtidos. Serão realizadas reuniões ordinárias todas as quartas-feiras, às 14h. O Ministério Público deve ter o primeiro representante convocado para prestar depoimento.
Exercendo o primeiro mandato, Major Jaime afirma que se ofereceu para o redigir o relatório da CPI por ter experiência.
Major Jaime foi escolhido com o próprio voto, além do presidente da CPI, Paulo Gaspar (Novo), Higor Diego (Republicanos) e Luiz Cirillo (PSDB). Bufalo votou em si mesmo e recebeu o apoio de Paolla Miguel (PT).
O outro integrante da CPI, Carmo Luiz (PSC) não esteve presente na audiência e pediu para votar no relator por meio de procuração, o que não foi autorizado.