Poluição do ar na região de Campinas está acima do recomendado pela OMS

Foto: Polícia Rodoviária

A poluição do ar em áreas de Campinas e cidades da região tem ultrapassado os níveis considerados bons pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e também pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Na média de 24 horas medida em 27 de outubro, por exemplo, o nível de ozônio na região do Taquaral, em Campinas, é 62 μg/m3 (microgramas por metro cúbico), o que é considerado um nível moderado. O nível considerado bom pela Cetesb é entre 0 e 40. Americana, Paulínia e Piracicaba também apresentaram níveis moderados.

Já a região da Vila União, em Campinas, registrou nível de 42 μg/m3 para o poluente MP2,5, as partículas inaláveis finas. O nível é considerado moderado pela Cetesb, e está bem acima dos 15 μg/m3 preconizados pela OMS. Em relação ao poluente MP10, as chamdas Partículas Inaláveis, Limeira e Piracicaba, com 52 μg/m3 e 41μg/m3, respectivamente. Níveis considerados moderados pela Cetesb. A OMS define como limite diário 45 µg/m3.

O engenheiro e presidente do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno, Leonardo Cozac, afirma que medidas para melhorar a qualidade do ar estão sendo tomadas, mas este é um processo que leva anos. Cozac afirma que é preciso adotar ações para melhorar o ar de ambientes fechados, como uso de umidificadores, por exemplo.

É o que ressalta também Marcelo Munhoz, do Departamento de Qualidade do Ar de Interiores da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. E além dos problemas de saúde, a poluição do ar acaba resultando também em muita sujeira em diversos ambientes internos, conforme relata Elaine Oliveira, que é responsável por uma loja de bolos.

Dados da OMS indicam que 7 milhões de mortes ao ano no mundo são decorrentes de complicações causadas pela poluição do ar, e 90% da população mundial vive em cidades com níveis de poluição acima do adequado para os seres humanos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.