Prefeitura cria plano com isenção fiscal para reformar imóveis no Centro

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Prefeitura de Campinas enviou à Câmara nesta sexta-feira a proposta de projeto de lei complementar de incentivos urbanísticos e fiscais para reformar imóveis na região central. A ação propõe, de acordo com a característica da edificação, isenção do IPTU durante a obra e alíquota progressiva, que pode chegar a 11 anos; redução de 5% para 2% da alíquota do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN) para serviços de construção civil; isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para obra e transferências iniciais; e isenção das taxas de licenciamento urbanístico. 

O projeto cobre uma área de 95 hectares no Centro, em um polígono formado pelas ruas Marechal Deodoro; Avenida Anchieta/Rua Irmã Serafina; Avenida Moraes Sales; Praça Floriano Peixoto e Rua Dr. Ricardo. 

São cerca de 1.900 lotes, onde ficam 429 imóveis verticais e 1.400 horizontais. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, 90% deles são edificações aprovadas antes de 1988 e podem obter as isenções.

As categorias de reformas de imóveis são integral, parcial e mínima, que serão detalhadas em decreto após aprovação do projeto pela Câmara.

A partir da entrada em vigor desta lei, caso aprovada, os proprietários terão prazo de 3 anos para ingressarem com o pedido de reabilitação dos imóveis. Será permitido que até 22% dos prédios sejam demolidos para reforma, com a preservação do restante e autorização para a construção de anexos. Fica sob responsabilidade dos donos de imóveis incluírem as calçadas na revitalização.

A previsão é de que o projeto de lei complementar, desde que aprovado, entre em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.