Nos dias em que tem jogo da seleção brasileira na Copa Mundo o torcedor precisa criar toda uma estratégia para acompanhar a partida com familiares e amigos e, para isso, conseguir dar aquela escapada tática do trabalho.
Grande parte das empresas acabam liberando o trabalhador na hora do jogo, ou, pelo menos, faz uma pausa para que eles acompanhem o jogo do próprio escritório. E nas escolas, a rotina acaba virando no avesso.
No jogo contra Brasil e Suíça, por exemplo, às 13h desta segunda-feira, a coordenadora pedagógica do Colégio Crescer, Érica Dourado, explica que a solução foi liberar a turma da manhã mais cedo e suspender as aulas da tarde. Mas, teve também telão para quem fica no período integral.
Mas, nem todos podem escapar do expediente. O Barman, Nilton Santos, por exemplo, conta que é na hora do jogo que ele tem mais trabalho. O frentista-caixa, Claudio Henrique , também tem uma função considerada essencial e a solução foi instalar uma TV no espaço da troca de óleo, para conseguir acompanhar um pouco da partida.
Quem consegue escapar do trabalho, como Tiago Carrasco, precisa enfrentar outro desafio. Driblar o congestionamento para chegar a tempo. O próximo jogo da seleção brasileira é às 16h desta sexta-feira contra a seleção do Camarões.