O número de atendimentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave nas redes de saúde pública e particular de Campinas voltou a ultrapassar 5 mil depois de quatro semanas epidemiológicas.
Desde o boletim divulgado em 24 de outubro, a cidade não atingia essa marca, quando 5.127 pacientes buscaram as unidades de saúde. Da última semana, concluída no dia 14, até os dados desta segunda-feira, os atendimentos subiram de 3.096 para 5.008.
Nesta segunda, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde do município, 30 crianças e 10 adultos estão internados na cidade por SRAG.
As síndromes respiratórias incluem também a covid-19, que teve uma disparada na positividade dos testes nas últimas duas semanas. Em duas semanas, o número de confirmações da doença subiu de 6,3%, no boletim divulgado dia 7, para 28,1%.
Na próxima quinta-feira, o Comitê de Prevenção ao Coronavírus da Prefeitura vai se reunir novamente para avaliar se os números da doença vão obrigar a adoção de medidas mais rígidas na cidade.
Já na semana passada, autoridades de saúde de Campinas voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais com aglomerações e sem ventilação natural.
Os últimos dados divulgados pela Secretaria de Saúde apontam 260.643 casos e 5.311 mortes causadas pela covid-19.