Canarinhos da Terra faz apresentação gratuita no Castro Mendes

Divulgação: Canarinhos da Terra

Prestes a completar 20 anos, em 2023, o nome da última apresentação deste ano não poderia ser mais significativo.

Afinal, toda “emoção” gera uma ação e, neste caso, o principal motivo de comemoração é marca recorde de 1443 alunos em atividade.

“Tudo começou com o coral Canarinhos da Terra que tinha originalmente entre 20 a 25 cantores”, recorda Luiz Pedro Simoni, diretor-presidente do Instituto Canarinhos da Terra de Educação Cultura e Esporte.

“E quando percebemos o quanto a música influenciava positivamente a vida social e escolar de seus participantes, resolvemos transformar o coral em projeto sócio cultural com acesso gratuito”, completa.

Fundado em 1996, o Coral transformou-se em projeto social em 2003, quando foi firmada a parceria com a Unicamp, mantida até hoje, através da Pro Reitoria de Extensão e Cultura.

Desde então, crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, nas cidades de Campinas, Paulínia e Jundiaí, participam gratuitamente das atividades socioculturais com foco na arte, dramaturgia e canto coral.

Entre os destaques está o programa Escola Coral, composto por quatro grupos de aprendizado e performance, desenvolvendo aprendizado sequencial. As aulas e ensaios são na Unicamp, com inscrições abertas a cada semestre.

Já o programa Música e Cultura na Escola ocorre em cinco escolas parceiras e ensaios são realizados nos locais.

Quem canta os males espanta

Já diz a sabedoria popular que “quem canta os males espanta”. Não por coincidência, o projeto precisou se reinventar na pandemia não só para dar sequência nas aulas, mas também para que a música pudesse ajudar a gerar emoções positivas.

O resultado, além dos ensaios de forma on-line, foi a gravação de mais de 20 vídeo-produções que seguem disponíveis no canal do Youtube e já contam com quase 500 mil visualizações.

Outra possibilidade para quem quiser conhecer o trabalho (e a música do projeto) está no Spotify (Os Canarinhos da Terra) e que conta com 36 faixas musicais e cerca de 1600 ouvintes mensais.

O Concerto

Com entrada franca, mediante retirada antecipada de ingressos, o concerto “Emoções – Reações em Movimento” explora a pluralidade de emoções (que não são poucas) da adolescência e é inspirado na animação “Divertidamente”.

Assim, a trilha sonora recheada de clássicos da música brasileira é costurada pela interpretação dos jovens e enriquecida por figurinos e cenografias desenvolvidos pelos próprios alunos do projeto.

Com a direção artística de Vastí Atique, e a direção cênica de Marcelo Peroni e Vladimir Camargo, a equipe musical do projeto conta ainda com Ana Carolina Tarício, Leandro Cavini, Jéssica Vieira, Luis Laureano, Tiago Roscani, Júlia Toledo, Clóvis Português, Marjorie Mariano.

O projeto é gratuito e tem o apoio da Petrobras, Fundo da Criança e do Adolescente de Campinas e do ProAc Editais do Governo doestado de São Paulo

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

Mostra estudantil abre programação do Fentepira com duas peças gratuitas em Piracicaba

Festival Camerata transforma Indaiatuba em palco de música entre os dias 16 e 23

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra vai apresentar um espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 11h às 11h40, em uma escola de Campinas. A peça reúne alunos, professores e moradores da comunidade e marca o encerramento das atividades do projeto, que começou em setembro.

Festival Camerata transforma Indaiatuba em palco de música entre os dias 16 e 23

Indaiatuba vai receber a sexta edição do Festival Camerata, o FeCam, entre os dias 16 e 23 de novembro. O evento vai reunir músicos, estudantes e o público em geral em cursos e apresentações gratuitas na região central da cidade. O tema deste ano é “DiverCidades”, que celebra a diversidade cultural e musical de diferentes partes do mundo.

Feira de Discos de Campinas celebra cultura do vinil neste domingo

A Estação Cultura, no Centro de Campinas, recebe no dia 16 de novembro mais uma edição da Feira de Discos de Campinas. O evento reúne 20 expositores de várias regiões do Estado de São Paulo e de outros estados, com uma grande variedade de discos de vinil — desde lançamentos recentes até raridades para colecionadores.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.