Canarinhos da Terra faz apresentação gratuita no Castro Mendes

Divulgação: Canarinhos da Terra

Prestes a completar 20 anos, em 2023, o nome da última apresentação deste ano não poderia ser mais significativo.

Afinal, toda “emoção” gera uma ação e, neste caso, o principal motivo de comemoração é marca recorde de 1443 alunos em atividade.

“Tudo começou com o coral Canarinhos da Terra que tinha originalmente entre 20 a 25 cantores”, recorda Luiz Pedro Simoni, diretor-presidente do Instituto Canarinhos da Terra de Educação Cultura e Esporte.

“E quando percebemos o quanto a música influenciava positivamente a vida social e escolar de seus participantes, resolvemos transformar o coral em projeto sócio cultural com acesso gratuito”, completa.

Fundado em 1996, o Coral transformou-se em projeto social em 2003, quando foi firmada a parceria com a Unicamp, mantida até hoje, através da Pro Reitoria de Extensão e Cultura.

Desde então, crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, nas cidades de Campinas, Paulínia e Jundiaí, participam gratuitamente das atividades socioculturais com foco na arte, dramaturgia e canto coral.

Entre os destaques está o programa Escola Coral, composto por quatro grupos de aprendizado e performance, desenvolvendo aprendizado sequencial. As aulas e ensaios são na Unicamp, com inscrições abertas a cada semestre.

Já o programa Música e Cultura na Escola ocorre em cinco escolas parceiras e ensaios são realizados nos locais.

Quem canta os males espanta

Já diz a sabedoria popular que “quem canta os males espanta”. Não por coincidência, o projeto precisou se reinventar na pandemia não só para dar sequência nas aulas, mas também para que a música pudesse ajudar a gerar emoções positivas.

O resultado, além dos ensaios de forma on-line, foi a gravação de mais de 20 vídeo-produções que seguem disponíveis no canal do Youtube e já contam com quase 500 mil visualizações.

Outra possibilidade para quem quiser conhecer o trabalho (e a música do projeto) está no Spotify (Os Canarinhos da Terra) e que conta com 36 faixas musicais e cerca de 1600 ouvintes mensais.

O Concerto

Com entrada franca, mediante retirada antecipada de ingressos, o concerto “Emoções – Reações em Movimento” explora a pluralidade de emoções (que não são poucas) da adolescência e é inspirado na animação “Divertidamente”.

Assim, a trilha sonora recheada de clássicos da música brasileira é costurada pela interpretação dos jovens e enriquecida por figurinos e cenografias desenvolvidos pelos próprios alunos do projeto.

Com a direção artística de Vastí Atique, e a direção cênica de Marcelo Peroni e Vladimir Camargo, a equipe musical do projeto conta ainda com Ana Carolina Tarício, Leandro Cavini, Jéssica Vieira, Luis Laureano, Tiago Roscani, Júlia Toledo, Clóvis Português, Marjorie Mariano.

O projeto é gratuito e tem o apoio da Petrobras, Fundo da Criança e do Adolescente de Campinas e do ProAc Editais do Governo doestado de São Paulo

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Teatro Castro Mendes recebe ensaio aberto da Orquestra Sinfônica de Campinas neste sábado

Curso gratuito sobre arte e história recebe educadores no SESC Sorocaba

Semana do cinema tem relançamentos e estreias de produções nacionais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Curso gratuito sobre arte e história recebe educadores no SESC Sorocaba

Educadores da rede estadual e privada de ensino vão participar no dia 20 de setembro, das 10h às 13h, dos módulos VI e VII do curso Museu Escola 2025, no SESC Sorocaba. A formação gratuita aborda os temas Período Republicano e Século XX – Modernidade, com base na exposição “Dos Artistas a Ciccillo”, que reúne 48 obras de artistas modernistas do acervo do Museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA). 

Semana do cinema tem relançamentos e estreias de produções nacionais

A volta de filmes clássicos está se tornando uma tradição nas salas de cinema. Esta semana, está disponível nas salas Toy Story, que completa 30 anos. 

Entre as estreias, destaque para a comédia nacional A Sogra Perfeita 2, interpretada por Cacau Protásio. Depois de conquistar a casa própria, Neide quer manter independência. Por isso, quando Oliveira, o namorado e padeiro português do bairro, a pede em casamento, ela nega. O que Neide não esperava era que Dona Oliveira, a sogra portuguesa, personagem da Fafy Siqueira, chegasse de mala e cuia para um casamento que só existia na cabeça dela.

Orquestra Jovem de Indaiatuba estreia como Sinfônica em concerto especial

A Orquestra Jovem de Indaiatuba vai se apresentar oficialmente como Orquestra Sinfônica pela primeira vez nesta sexta-feira (12), às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A entrada é gratuita, mas é necessário reservar o ingresso pela plataforma Sympla e validá-lo até 30 minutos antes do concerto.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.