A situação no Hemocentro da Unicamp continua preocupante. Com a chegada do fim do ano, somado à Copa, a expectativa para as doações não é boa.
O Diretor das Unidades Externas e Hemorrede Regional, Fabricio Bíscaro, descreve uma situação de alerta, com preocupação quanto aos estoques para o fim de ano, lembrando que o Hemocentro da Unicamp atende hospitais de toda a região de Campinas.
O Dia Nacional do Doador de Sangue é 25 de Novembro e na campanha deste ano a temática é voltada para a Copa do Mundo, com o slogan “Time de Heróis: Sangue Salva”. A meta do Hemocentro é receber 7 mil doações durante o mês de novembro.
Um placar foi instalado na unidade que fica no campus da Unicamp, que atualiza diariamente a contagem das doações e até uma trave de gol foi montada para que os doadores possam tirar fotos para postar nas redes sociais. Fabricio Bíscaro explica que nesta campanha não tem gente famosa envolvida porque o grande herói é o doador.
Podem doar pessoas com idades de 18 e 69 anos, que tenham mais de 50 quilos, sendo que os maiores de 60 anos que nunca doaram não podem fazer pela primeira vez. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos. É preciso esperar três horas após o almoço e não pode fumar duas horas antes ou depois da coleta.
Não podem doar pessoas com problemas respiratórios, portadores de sífilis, malária ou doença de chagas ou que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade.
Também não podem doar grávidas e mulheres amamentando e aqueles que tenham se exposto a situações de risco de doenças sexualmente transmissíveis e histórico de consumo de drogas injetáveis.
As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h30 às 15h, nas unidades do Hemocentro da Unicamp e no Posto de Coleta do Mário Gatti. No dia 25 de Novembro, os horários serão estendidos.
No Posto de Coleta Sumaré, na Avenida da Amizade, 2400, o atendimento é das 7h30 às 12h; e no Hemonúcleo de Piracicaba, que fica na Santa Casa da cidade, neste caso de segunda a sexta, das 7h30 às 13h.