O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou, nesta quarta-feira, que ainda hoje será divulgada uma nota técnica sobre a terceira dose de reforço (5ª dose) da vacina contra a covid-19.
O anúncio foi feito durante reunião com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, que também é vice-presidente de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos.
Também participaram da reunião outros representantes da Frente Nacional de Prefeitos, dentre eles, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; que é o presidente da entidade.
No encontro, realizado em Brasília, Queiroga disse também que até 15 de dezembro será definido um cronograma da incorporação da vacina bivalente no calendário vacinal.
A reunião foi um pedido da FNP em razão do aumento de casos de covid-19 em todo o País.
Campinas registrou um aumento de casos leves da doença em novembro. No período de 30 de outubro a 5 de novembro, considerando o início dos sintomas, foram registrados 453 casos da doença.
Já na semana de 6 a 12 de novembro foram 1.075 e no período de 13 a 19 deste mês, foram 1.325.
As últimas orientações do MS foram emitidas em junho deste ano e garantem cinco doses para imunossuprimidos a partir de 40 anos. Em Campinas, no entanto, essa 5ª dose é aplicada em imunossuprimidos a partir de 18 anos.