A apresentação do cronograma das obras do projeto de requalificação da Avenida Campos Sales já repercute entre os comerciantes da região.
A opinião geral é de que o projeto será positivo, mas existe apreensão quanto ao impacto que as obras vão ter nas vendas. O empresário Ítalo Montenegro é um dos comerciantes que temem queda no faturamento.
O empreendedor Marcelo Cizenando tem duas bancas na Avenida Campos Sales. Ele participou de uma reunião na Setec que foi marcada para a apresentação do projeto, e afirma que não vê problema em mudar as bancas para o lado direito da via, como prevê o projeto. Agora, ele aguarda uma resposta sobre a possibilidade de instalar as bancas em ruas paralelas durante as obras na Campos Sales.
A previsão de início das obras, que terá fases de abertura de valas, é janeiro de 2023. Informações que constam no projeto apontam que, após a finalização de todas as etapas de trabalho, a Avenida Campos Sales terá três faixas de rolamento comum e uma faixa exclusiva para o transporte público no lado esquerdo da via. A Campos Sales também deve ter uma ciclofaixa, que foi uma reivindicação de ciclistas da cidade.
Após a conclusão do projeto, a via vai ter mais câmeras de monitoramento, nova iluminação e semáforos novos. O número de vagas para estacionamento rápido na via deve subir 107%.
A requalificação da Campos Sales é um projeto da Prefeitura de Campinas em parceria com a CPFL e empresas de telefonia. O investimento total será de R$36 milhões.