Ouça ao vivo

Governo de SP assina acordo que destrava licitação do Trem Intercidades

Foto: Governo de SP/Divulgação

O governo de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira, que assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura, que deve destravar a licitação do Trem Intercidades, que vai ligar Campinas a São Paulo.

Com o acordo, a futura concessionária do Eixo Norte do Trem vai assumir os direitos e as obrigações da CPTM no trecho ferroviário da Linha 7 – Rubi, no trecho de Jundiaí.

Além disso, vão ser encaminhadas as diretrizes para isso à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). 

Também deve ser levada em conta a segregação da linha férrea. Uma via para carga e outra para passageiros, conforme a prorrogação antecipada do contrato de concessão da MRS Logística, anunciada no mês passado.

O projeto do Eixo Norte é dividido em três etapas: Serviço Linha 7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha.

O serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km, vai unir Francisco Morato a Campinas, atendendo, ainda, as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira.

Finalmente, o serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (Estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.

A previsão do governo é lançar o edital da parceria público-privada ainda este ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.