Desde a publicação da nova lei que permite a extensão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes de Campinas, que também passou para a Guarda Municipal a fiscalização sobre som alto, ao menos 41 estabelecimentos tiveram os pedidos atendidos pela prefeitura.
Segundo levantamento feito pela secretaria de Planejamento e Urbanismo, 129 bares e restaurantes pediram a extensão do horário, dentro do esperado pela pasta. Os demais pedidos estão em análise.
Isso demora um pouco, já que, quando há música ao vivo, são necessários estudos de impacto de vizinhança, e nem todos os documentos são entregues pelos estabelecimentos.
A nova legislação do setor, publicada em julho, facilitou o processo para emissão dos alvarás de horário estendido, e foi discutida junto com o setor.
Além dos alvarás, também foi estabelecido o nível de ruído que pode ser emitido. A multa para quem descumprir a legislação varia de R$ 420 a R$ 12.852, a depender de quantos decibéis o estabelecimento emitir além do limite.