A Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes por falta de dinheiro para as atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.
O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF vão continuar funcionando normalmente, porém não há previsão para entrega de novos passaportes.
A suspensão de emissão de novos passaportes começou a valer no sábado, dia 19. Os usuários que foram atendidos nos postos de emissão até sexta-feira, dia 18, vão receber os passaportes na data prevista.
A PF mantém a emissão do passaporte de emergência. O documento é concedido a quem não pode aguardar a entrega e precisa viajar por motivo de saúde do requerente, do cônjuge ou parente até segundo grau; casos de proteção de patrimônio; por necessidade do trabalho; por motivo de ajuda humanitária; entre outros motivos. Veja a lista completa no site.
Quem requerer o passaporte de emergência vai precisar comprovar o motivo.
A Polícia Federal informou, em nota, que acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.