CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projetos que autorizam licitação dos ônibus passam pela Câmara

De novo por unanimidade, os vereadores de Campinas aprovaram, em caráter definitivo, os dois projetos de lei que dão sinal verde para a licitação do transporte coletivo de Campinas. Na

Projetos que autorizam licitação dos ônibus passam pela Câmara
Foto: Felipe Pereira

De novo por unanimidade, os vereadores de Campinas aprovaram, em caráter definitivo, os dois projetos de lei que dão sinal verde para a licitação do transporte coletivo de Campinas.

Na sessão desta quarta-feira, até o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, compareceu, para acompanhar a votação. 

O primeiro projeto aprovado é o que autoriza a prefeitura a fazer uma nova licitação para a operação do serviço de transporte público. De acordo com a proposta, o prazo da nova licitação será de 10 anos, podendo ser prorrogado apenas uma vez por mais cinco anos – o que é uma grande diferença do sistema que valia até então, que previa 15 anos prorrogáveis por mais cinco.

O outro texto propõe a reorganização dos serviços de transporte coletivo, para adequar a lei que originalmente organizou o sistema às alterações efetivadas por pelo menos quatro leis federais. 

A propositura também regulamenta atribuições e responsabilidades entre a secretaria de Transportes e a Emdec, e também cria de uma nova forma de remuneração dos serviços prestados com o objetivo de, segundo a prefeitura, gerar atratividade e equilíbrio na futura licitação do transporte. 

Nessa proposta, a prefeitura tira da Transurc, que representa as empresas, a autoridade de ser a responsável por ditar o valor da tarifa, e passa para os técnicos da secretaria de Transportes e Emdec essa obrigação.

Em entrevista à CBN Campinas em julho, Riverete disse que, por exemplo, a prefeitura até pode determinar que a tarifa custe R$ 1, desde que haja subsídio suficiente para bancar o restante do valor.

A tarifa atrásra vai ser determinada por um índice que leva em conta os custos do transporte, mas também o indicador de qualidade, que vai ser criado na nova licitação.

Com os projetos aprovados, só resta ao prefeito Dário Saadi (Republicanos) sancioná-los. A previsão é que o edital seja publicado até o dia 31 de dezembro, segundo a própria Emdec.

Conteúdos