Com as eleições de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República e Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Governo do Estado, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas já definiu as prioridades que serão reivindicadas aos futuros governantes de São Paulo e do Brasil nos próximos quatro anos.
O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), que é presidente do Conselho, afirma que a região vai em busca de recursos para a implantação do Trem Intercidades, ligando em princípio Campinas a São Paulo, e a construção de um Hospital Metropolitano, pois as demandas do Hospital Estadual de Sumaré e do HC da Unicamp já estão no limite.
Segundo Gustavo Reis, os prefeitos têm mais proximidade para negociar com o Governo do Estado por causa da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Mas o prefeito defende que Lula recrie o Ministério das Cidades, que existia nos governos anteriores do petista.
Outras demandas do Conselho da RMC são a contratação de mais investigadores de polícia na região e a construção de uma terceira faixa na Rodovia Adhemar de Barros (SP-340), após o pedágio de Jaguariúna.