“Primeira batalha foi vencida”, diz mãe após desligamento de acusados de racismo

A advogada Thaís Cremasco, mãe do adolescente vítima de racismo, postou um vídeo nas redes sociais no qual exaltou a decisão do Colégio Visconde de Porto Seguro, de Valinhos, de desligar os oitos alunos que são acusados de racismo, xenofobia e apologia ao nazismo.

A história veio a público na terça-feira, quando a advogada denunciou o caso. O filho dela negro foi adicionado por colegas do Colégio Porto Seguro, em um grupo de Whatsapp logo após as eleições. 

No grupo, chamado “Fundação Antipetismo”, foram enviadas várias mensagens e imagens de teor racista, xenofóbico contra nordestinos, e até com referências ao ditador nazista, Adolf Hitler, e também ao fascista Benito Mussolini. 

Thaís Cremasco afirma que o filho era o único negro no grupo, e que as mensagens seriam para atingi-lo. Por isso, com os prints das conversas do grupo fez a denúncia à Polícia Civil e desde então cobrava a escola pelo desligamento dos estudantes.

Na noite nesta sexta, o Colégio Porto Seguro emitiu uma nota e informou que após apuração interna, oito alunos acusados de racismo, xenofobia e apologia ao nazismo foram desligados da instituição. A escola disse que apurou manifestações de alunos em redes sociais e desligou os jovens.

Com a decisão, a advogada Thaís Cremasco voltou a se pronunciar, agradeceu as mensagens e disse que vai continuar acompanhando o desenrolar do caso. 

A CBN Campinas entrou em contato com o advogado Ralph Tórtima Filho, que representa cinco dos estudantes desligados do colégio. Em nota, ele negou as acusações e disse que a decisão surpreende e que houve precipitação no desligamento dos alunos. A defesa disse que não houve o direcionamento de ofensa racial a qualquer aluno da escola e que aconteceu a evidente distorção dos fatos por quem os denunciou. O advogado enfatiza que os alunos não tiveram a oportunidade de serem ouvidos e que o aspecto comercial preponderou na decisão do Colégio.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Alexandre Padilha considera restrições a visto para os EUA como “boicote”; ele irá à ONU para conferência

Mogi Guaçu suspende convênio de castrações gratuitas após morte de sete gatos

Com vagas no setor de transporte, feirão de emprego ocorre até 16h no Sest Senat

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.