Os serviços SOS Rua e Consultório na Rua realizaram nesta sexta-feira no centro expandido de Campinas uma ação reforçada de atendimento e acolhimento a moradores em situação de rua. As equipes realizaram os trabalhos na praça em frente ao Teatro Castro Mendes e no Centro de Campinas.
Todos os dias, durante todo o ano, o serviço SOS Rua aborda a população em situação de rua das 8h às 22h em Campinas. A ação conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Consultório na Rua, que atende à população em situação de rua. Por meio de um veículo adaptado, os profissionais oferecem cuidados em saúde a essas pessoas.
O SOS Rua é composto por duas equipes multidisciplinares que contam com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas.
O foco do atendimento do o Consultório na Rua é voltado para doenças ou condições que mais atingem os moradores em situação de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas, orientando essa população sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.
Durante as ações, a Guarda Municipal também realizou ações de policiamento ostensivo em ruas da região central.