O Cemitério da Saudade, em Campinas, vai receber uma reforma. Orçada em R$ 3,2 milhões, a obra prevê a instalação de gradil ao longo do muro de mais de mil metros.
Para os moradores da região esse preço é muito alto para esse tipo de reforma. De acordo com o Daivid, esse dinheiro deveria ir para outros setores.
Os muros do Cemitério da Saudade são um problema realmente, visto que um trecho de cerca de 20 metros de extensão desabou em março. Assim como houve outra queda em janeiro de 2021. Porém, existem outros problemas que precisam de mais atenção, principalmente dentro do cemitério.
No local é possível observar muito mato alto, sepulturas quebradas e abandonadas, além de uma degradação natural do ambiente.
No fim das contas, a impressão que fica é de que o lado de dentro do maior cemitério de Campinas está cada dia mais abandonado e degradado.
NOTA DA SETEC
A SETEC informa que as obras previstas para o Cemitério da Saudade não são apenas para instalação de gradil ao longo do muro, conforme noticiado pela CBN. Trata-se da demolição do muro em todo o perímetro do Cemitério, retirada e destinação correta dos materiais originados nessa destruição. Após isso a construção de um novo muro com 1075 metros lineares, com altura média de 1,50 metros e a instalação de gradil em toda sua extensão com altura de 2,00 metros. Além disso, será plantada uma cerca viva. Todo o projeto foi realizado pela Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal, com recursos próprios.
O valor de R$ 3,2 milhões é apenas uma estimativa, pois este será definido somente ao final da licitação, citação, que já se encontra publicada para que o serviço possa ser executado.
Em relação à manutenção interna do Cemitério, informamos que a empresa contratada para a execução desse serviço não está atendendo as cláusulas contratuais, motivo pelo qual já foi notificada dez vezes, de outubro até o presente momento, e em função da inexecução do contrato de prestação de serviços não recebeu o pagamento do mês de novembro. A Procuradoria Jurídica da autarquia iniciará processo de penalização à empresa, aplicando multas contratuais, visando inclusive a rescisão do contrato em face da inadequada prestação dos serviços.
Enquanto essas questões são resolvidas, a manutenção dos Cemitérios da Saudade e Nossa Senhora da Conceição está sendo realizada pelos próprios funcionários da SETEC, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, por meio dos reeducandos do sistema prisional.
Após da adoção dessas medidas administrativas pela SETEC a limpeza e manutenção obteve melhora substancial não mais permanecendo a situação relatada pela imprensa local.




