A forte chuva que atingiu Campinas, nesta segunda-feira, causou problemas no Cemitério da Saudade, mais uma vez.
Por conta dessas pancadas aconteceu, infelizmente, aquilo que muitos já esperavam. Novamente, parte do muro do cemitério não aguentou e cedeu. A Avenida Eng. Antônio Francisco de Paula Souza foi parcialmente bloqueada na tarde desta segunda-feira.
Essa não é a primeira vez que isso acontece. Em março, um trecho de cerca de 20 metros de extensão também havia desabado. Provisoriamente, um tapume foi colocado no local para evitar a invasão de vândalos. De acordo com a Setec, as possíveis causas da queda foram “desgaste dos materiais” e a “drenagem insuficiente”. Em janeiro de 2021, parte do muro também caiu por conta das fortes chuvas.
A Setec informou recentemente que um novo muro será construído em toda a extensão do local. Para isso, o muro será todo demolido em seu perímetro. Após isso, a construção de um novo muro com 1075 metros lineares, com altura média de 1,50 metros e a instalação de gradil em toda sua extensão com altura de 2,00 metros será feito. Além disso, será plantada uma cerca viva. Todo o projeto foi realizado pela Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal, com recursos próprios.
O valor de R$ 3,2 milhões é apenas uma estimativa, pois este será definido somente ao final da licitação, citação, que já se encontra publicada para que o serviço possa ser executado.