Em um ano em que a Copa do Mundo acontece em meio aos preparativos para o final de ano, os comerciantes de Campinas estão perdendo parte dos benefícios do horário de funcionamento estendido.
Nesta segunda-feira (05), primeiro dia de horário especial, a atendente Isabela Oliveira encerrou o dia de trabalho às 15h para evitar furtos durante a transmissão do jogo do Brasil contra a Coreia do Sul.
O gerente William Rodrigues explica que reabre a loja de calçados onde trabalha a depender do horário que os jogos acabam. Ele afirma que as interrupções prejudicam as vendas.
Com ou sem jogos da seleção brasileira pela Copa do Mundo do Qatar, a ACIC divulgou o horário estendido de funcionamento do comércio de Campinas para as compras de Natal e Ano Novo.
Até esta sexta-feira, os estabelecimentos têm autorização para funcionar das 8h às 20h. Exceção é na quinta-feira, dia 8, feriado da padroeira de Campinas, quando a abertura é facultativa.
Na semana dos dias 12 a 16, o funcionamento do comércio de rua avança mais uma hora, e as lojas vão poder funcionar entre 8h e 21h.
Para atender a demanda dos atrasados, as lojas passam a ficar abertas até às 22h entre os dias 19 e 23 de dezembro.
Na véspera do Natal, os comerciantes podem abrir as lojas entre 8h e 18h, sendo que no dia 25 as lojas vão estar fechadas
Após o Natal, os comerciantes voltam a atender de segunda a sexta, das 8h às 19h. Na véspera de ano novo, as lojas devem abrir das 8h às 15h.