O reajuste da tarifa do transporte público começa no primeiro dia do ano, no domingo. O aumento será de 5,56%. Com os novos valores, a tarifa do Bilhete Único Comum passa de R$ 5,15 para R$ 5,45 (reajuste de R$ 0,30).
O Vale Transporte passa de R$ 5,60 para R$ 5,90, também um aumento de R$ 0,30. O Bilhete Único Escolar sobe de R$ 2,06 para R$ 2,18. O passe Universitário será de R$ 2,73. A segunda integração não terá reajuste, mantido em R$ 0,45.
Para a auxiliar administrativa, Aceliane Costa, a qualidade do serviço não acompanha o alto preço da tarifa, alegando que os coletivos são sempre sujos e muitas vezes com bancos quebrados.
O que diz a Emdec:
Primeiramente, é importante frisar que a Administração municipal realizou um enorme esforço e adotou o menor patamar possível para o reajuste das tarifas do transporte coletivo. A média de recomposição ficou abaixo da inflação medida no período (reajuste médio das tarifas de 5,56%; inflação pelo IPCA de 5,90%). A segunda integração (utilização de mais de um ônibus, pagando apenas uma tarifa, no período de 2h) não teve reajuste.
Além da inflação, outros itens que compõem a cesta de custos do transporte público também impactaram no valor da tarifa: salários dos motoristas reajustados em 15,5% (acumulado: 10% em dezembro e 5% em maio próximo); e o óleo diesel aumentou 12,64%.
Também é importante destacar que o subsídio para o transporte coletivo está mantido, garantindo o pagamento dos descontos e gratuidades do sistema.
Sobre as reclamações, a Emdec esclarece que a operação do sistema de transporte coletivo é fiscalizada de forma contínua. Basicamente são duas frentes de atuação. Nas fiscalizações de rotina, os agentes da Mobilidade Urbana seguem um cronograma e acompanham os períodos da operação, observando cumprimento de horários e itinerários programados, viagens realizadas, conduta operacional e problemas nos veículos.
Em outra frente, as linhas são fiscalizadas a partir das reclamações recebidas via população, nos canais do “Fale Conosco Emdec” (telefones 118 ou 156, protocolo no site ou aplicativo). Neste caso, a fiscalização pode ocorrer no período determinado no protocolo ou, ao longo do dia.
Constatada alguma falha na operação ou problema de manutenção, os veículos são autuados. Em situações em que são constatadas falta de um veículo para realizar a viagem prevista, a empresa é acionada para imediata reposição.
Também é obrigatório que os veículos do sistema de transporte coletivo passem, no mínimo, por duas inspeções veiculares, realizadas pela Emdec. Nessas inspeções são verificados se todos os itens dos ônibus estão em conformidade para a devida operação.
E, por fim, é relevante salientar que no último dia 20 de dezembro foi lançado o edital de licitação da concessão para o transporte público. A concessão envolve a prestação do serviço de transporte coletivo público de passageiros, nas modalidades convencional e seletivo; além da operação (limpeza, manutenção, reparo e vigilância) dos terminais e estações dos Corredores BRT.
Foi mais um importante passo para que o transporte público avance e ofereça mais qualidade aos usuários. O processo que culminou na publicação do edital da concessão do transporte público foi marcado pela construção colaborativa entre o Poder Público e a sociedade civil. Processo construído desde novembro de 2021.
A concessão do transporte público será realizada por um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Cada lote terá três áreas operacionais.
Entre as características do novo sistema estão ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação aos usuários, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas; fim dos créditos expirados; e diversidade nas formas de pagamento.
A frota do sistema BRT será moderna e integrada ao sistema. Ao longo da concessão, todos os veículos terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.
São ações para trazer mais qualidade aos usuários do transporte coletivo municipal.