Ouça ao vivo

Perspectiva Digital 2023: o que aprendemos com o ano que passou e o que devemos esquecer?

No episódio de hoje do Transformação Digital CBN, repercutimos as expectativas e perspectivas da comunidade de inovação e tecnologia para este novo ano que se inicia. O que esperar de temas como pesquisa e desenvolvimento, conectividade e infraestrutura tecnológica e fomento ao desenvolvimento da inovação e da ciência?
Crédito: iStockPhoto
Clique no ‘player’ abaixo para ouvir o programa na íntegra:

Final de ano é tempo de reflexão. O que fizemos, o que deixamos de fazer. O que é novidade e o que deixou de existir, quais os rumos da tecnologia e da inovação para o futuro e o que definitivamente queremos deixar no passado, este é o objetivo deste edição especial do podcast Transformação Digital CBN.

Para me ajudar a responder essas perguntas, eu convidei alguns colegas que foram, ao longo de 2022, protagonistas da ciência, da tecnologia, da inovação, da análise de dados e inteligência artificial, ou seja, que também ajudaram com suas reflexões individuais a escrever mais um capítulo da transformação digital que estamos vivendo aqui no Brasil e no resto do mundo.

Dra. Duilia de Mello, conhecida como a mulher das estrelas, Duilia já foi entrevistada aqui no Transformação Digital e está sempre procurando inspirar os jovens a seguir carreira científica. É mentora de universitários, jovens e crianças. A Dra. Duilia, dispensa comentários. Uma das cientistas brasileiras mais reconhecidas fora do Brasil. É astrofísica, vice-reitora da Universidade Católica de Washington, professora titular do departamento de física, colaboradora da NASA e especialista em análise de imagens do telescópio Hubble. Duilia escreveu mais de 100 artigos científicos e tem mais de dez mil citações, possui dois livros publicados.

Outra pessoa que não poderia deixar de participar deste nosso fechamento de final de ano é Marcelo Soares. Marcelo é jornalista investigativo e utiliza os dados e a inteligência artificial para turbinar seus conteúdos e dar maior acuracidade as matérias.

Outro convidado é Rafael Coimbra é editor-executivo da MIT Technology Review Brasil, professor do MBA em Marketing e inteligência de negócios digitais da Fundação Getulio Vargas, a FGV, e autor do livro “Cérebro Digital”.

Por fim, convidamos a Cristina Tardáguila, repórter e editora de mão-cheia, com importantes passagens pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo e pela revista Piauí. A Cristina é fundadora da Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil, especializada em checar o grau de veracidade das informações que circulam no país.

Ouça os episódios mais recentes do Transformação Digital CBN Para você que estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário.   Tem algum comentário sobre o novo formato do podcast? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Quero saber sua opinião, me procure no Instagram, twitter e no Facebook para gente continuar este diálogo. Samuel Leite é jornalista, publicitário, especialista e consultor em tecnologia da CBN Campinas. Líder da Digitale Content, fundador da mercado sonoro – produtora de podcast corporativos.
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.