Prefeitura de Campinas entrega parte do Mário Gattinho

Foto: Arquivo/ Prefeitura de Campinas

Uma das principais promessas de campanha do prefeito Dário Saadi começa a sair do papel no fim do segundo ano de mandato. A Unidade Pediátrica Mário Gattinho começa nesta terça os atendimentos de urgência e emergência infantil a partir das 7h.

Com uma estrutura de 10 leitos de observação e isolamento e setor de radiologia, o funcionamento do pronto-socorro é a primeira etapa da implantação da unidade pediátrica, prevista para ser concluída em fevereiro.

O Mário Gattinho foi um dos principais compromissos durante a campanha que elegeu Dario para prefeito de Campinas em 2020. A administração municipal escolheu o prédio do antigo Hospital Metropolitano como a sede a ser adequada para a unidade infantil, no entanto durante 2020 e parte de 2021 o local foi usado para atender pacientes com covid-19. O prédio foi desocupado em abril deste ano para passar por vistorias antes do início das obras do hospital pediátrico.

No dia 14 de julho, no aniversário de Campinas, a prefeitura assinou um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) entre a Prefeitura e a MRV Engenharia e Participações, no valor de R $2 milhões, para as adequações do prédio do Hospital Mário Gattinho. A previsão naquele momento é que em outubro as obras estariam concluídas e que o hospital pediátrico comece a funcionar plenamente em dezembro. O que não vai acontecer.

Nessa primeira etapa, o hospital municipal dará apoio à unidade pediátrica em exames, laboratório, cirurgias e internações. As próximas etapas serão a transferência, entre janeiro e fevereiro, dos leitos de UTI e enfermaria que estão instalados no quarto andar do Hospital Mário Gatti, e a implantação do centro cirúrgico, com duas salas, em meados de fevereiro. Todas essas áreas ainda seguem em obras.

A unidade infantil terá 56 leitos, 13 a mais em relação à estrutura atual. Além dos 14 leitos de UTI, 15 de enfermaria, nove de retaguarda e dois de urgência que compõem a assistência hospitalar atual instalada no Mário Gatti, o Gattinho terá uma unidade de cuidados intermediários (UCI) com nove leitos, área para recuperação pós-anestésica (RPA), com quatro leitos, e mais três leitos-dia.

O pronto-socorro infantil (PSI) do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti atende, em média, 200 pacientes pediátricos por dia. As crianças que estiverem em observação até às 7h de amanhã, serão transferidas para a nova unidade ao longo do dia, por meio de ambulâncias, com a segurança necessária.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.