A prefeitura de Campinas abriu uma investigação interna para apurar a causa da queda de uma árvore na rua General Marcondes Salgado, no Bosque, e que acabou matando o motorista de um carro que passava pelo local. De acordo com a administração, trata-se de uma figueira branca de cerca de 35 metros de altura. Com diâmetro do tronco de cerca de 1,5 metro, a figueira nasceu naturalmente no Bosque, com a disseminação da semente por pequenos animais silvestres que se alimentam de seus frutos.
Inicialmente, a prefeitura disse que o solo encharcado pelo excesso de chuva, rajadas de vento e características da árvore apontam como as possíveis causas da ocorrência.
Em entrevista à CBN Campinas na manhã desta quarta-feira, o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que a administração faz um monitoramento das árvores e que essa, aparentemente, estava saudável.
Além de atingir o carro, os galhos atingiram três casas, sendo uma com mais gravidade. Dario comentou que tudo será analisado pela prefeitura.
Segundo a prefeitura, será realizada uma perícia e um laudo por uma junta de engenheiros agrônomos e florestais do Departamento de Parques e Jardins
Recentemente outras árvores caíram na parte interna do Bosque dos Jequitibás, também em função das chuvas. Na ocasião, o local foi fechado por alguns dias para a visitação até que elas fossem retiradas e as vias internas, liberadas.