Após mais de um mês suspenso, o serviço de emissão de passaportes foi restabelecido pela Polícia Federal em todo o país.
A retomada do serviço foi anunciada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, através da conta oficial dele no Twitter, nesta segunda-feira.
A confecção do documento estava paralisada desde o mês passado por falta de verbas federais. No Brasil, cerca de 100 mil pessoas aguardam na fila para emissão do passaporte.
Para a retomada do serviço, foi liberada uma verba de R$ 31 milhões, através de um projeto de lei sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, suficiente para a emissão dos passaportes pedidos entre os dias 1º e 22 de dezembro.
Marcelo Vienna foi à Polícia Federal do Aeroporto de Viracopos, com o filho, Luis Vienna, que está matriculado numa Faculdade da Alemanha, que ele vai frequentar a partir de fevereiro. Eles contam que foi um alívio receber o passaporte.
pai e filho
A emissão do documento tinha sido suspensa no dia 1. de dezembro, após já ter ocorrido uma suspensão anterior do serviço em 19 de novembro.
Da primeira vez, foram remanejados R$ 37,36 milhões para a reativação do serviço.
Na época, os recursos vieram do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e foram suficientes para produzir os passaportes solicitados entre 19 e 30 de novembro.
Durante os períodos de suspensão, os agendamentos online e o atendimento nos postos da Polícia Federal continuaram funcionando normalmente.