A tarde desta sexta-feira em Campinas começa com pontos de alagamento ativos no distrito de Sousas e no acesso ao bairro Recanto dos Dourados.
Porém, a tempestade que atingiu a cidade durante a madrugada causou problemas no bairro Satélite Íris II.
Segundo a secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, 41 famílias sofreram com as cheias das ruas.
Foram entregues 23 colchões, 22 cobertores e 11 cartões Nutrir.
O excesso de chuva fez com que Campinas continue em Estado de Atenção.
Nas últimas 72 horas foram 253,1 milímetros.
Desde o início da manhã, a Defesa Civil orienta a população e vistoria as ruas e imóveis das regiões de Sousas e Barão Geraldo.
Em Sousas, houve extravasamento do leito do Rio Atibaia com reflexos em Barão Geraldo.
Equipes do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) estão nas ruas fazendo o trabalho de desobstrução das vias, que será concluído ainda hoje.
A retirada dos galhos e tocos, que nos últimos dias foram colocados nas calçadas e canteiros centrais, será realizada em até 10 dias.
A Avenida Ruy Rodrigues está parcialmente interditada em razão de um alagamento causado pelo aumento do volume do Rio Capivari, que invadiu a via na altura do Santa Lúcia.
O trabalho de limpeza e manutenção só poderá ser feito quando a água estiver abaixo da boca de lobo que existe no local.
A secretaria de Serviços Públicos removeu 2 metros de terra da Av. Prefeito Magalhães Teixeira, embaixo do viaduto da Avenida Prestes Maia.
No local está sendo construída uma mureta de contenção para evitar que o barro invada a pista. O tráfego na avenida está normal.
Com o aumento do volume de água do Rio Atibaia, as chácaras do Recanto dos Dourados voltaram a ficar alagadas.
Equipes da Administração Municipal, com o apoio do Corpo de Bombeiros, estão no local para dar assistência a cerca de dez famílias que foram atingidas.
Por questão de segurança, no momento, a ação efetiva realizada é a Operação Cata-Treco. Limpeza e manutenção serão realizadas quando o nível do rio Atibaia estiver no leito.