Usuários apontam principais problemas no transporte público

Foto: Guilherme Pierangeli

O edital da licitação do transporte público de Campinas foi publicado, e no documento há uma série de exigências que terão de ser cumpridos pela empresas ou consórcios vencedores. Entre as exigências no documento estão ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes, e as empresas terão de dar mais informações aos usuários, de forma confiável e em tempo real, além de reduzir o tempo de espera nos pontos, estações e terminais.

Além disso, as viagens terão de ser mais rápidas, e os créditos utilizados pelos passageiros nas catracas não poderão mais expirar. Ao longo da concessão, todos os veículos deverão ter ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras, GPS e terminal de computador de bordo. Mas será que essas exigências são suficientes para resolver os principais problemas apontados pelos usuários? A babá Rosimeire Leite aponta que os ônibus do bairro Vida Nova para o Centro estão sempre lotados, e que por isso a viagem acaba demorando muito, devido ao grande número de paradas. “Então, é a lotação, tá sempre cheio, demora, para muito, que nem esse horário que vim tava lotado, não é nem horário de pico, tem bastante ônibus mas tá sempre lotado, tem que por mais ônibus ou melhorar os horários”.

O aposentado Francisco Liberalino mora na região do Florence reclama da demora para os ônibus aparecerem no ponto para o embarque, e também da idade da frota. “Tem muita coisa errada, tá faltando ônibus, os motoristas que mandam lá, não tem fiscal”. Ele afirma ainda que os ônibus são velhos.

A questão da idade dos veículos é um dos pontos detalhados no edital. Os veículos terão de se ser enquadrados em limites médios e máximos de idade. Os limites máximos são de oito anos para mini ônibus, 10 anos para ônibus básico e padrão, e de até 15 anos para os articulados. Os ônibus com propulsão elétrica também terão idade máxima de 15 anos. Já as idades médias estipuladas são de sete anos e meio no caso dos articulados e cinco anos para as demais categorias.

O contrato terá valor de de R$7 bilhões e 600 milhões e validade de 15 anos, prorrogáveis por mais cinco. A reunião de abertura dos envelopes com os lances das empresas está agendada para o dia 2 de março de 2023, e a previsão de início da prestação de serviços de quem vencer a licitação é janeiro de 2024.

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