Alta em atendimentos de emergência causa superlotação no HC da Unicamp

Foto: Valéria Hein

O Hospital de Clínicas da Unicamp começou em 2023 com superlotação e o principal motivo é o aumento da demanda espontânea. O atendimento de emergência em janeiro está 30% superior à capacidade, com 58 leitos do Pronto Socorro ocupados. 

A procura é maior pelas especialidades de cardiologia, neurologia, ortopedia e cirurgias de urgência. A Unidade de Emergência Referenciada está trabalhando acima da capacidade instalada, com sobrecarga da área física.

A Superintendência do HC da Unicamp informou que diante desse cenário, reafirma sua finalidade para atendimento de casos graves referenciados de toda a região e conta com a compreensão da população até que a situação se normalize.

A crise econômica provocada pela pandemia foi apontada como a principal razão para o crescimento da demanda no HC, já que muitos não conseguem mais pagar convênios médicos. Em entrevista à EPTV,  a superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, relata ainda que muitos destes atendimentos poderiam ser realizados em unidades básicas de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que trabalha para melhorar a prestação de serviço, reabrindo leitos inativos, realizando mutirões e investindo na rede básica e na saúde digital para agilizar os atendimentos e desafogar as urgências. Elaine Cristina de Ataíde confirmou que há uma tratativa junto à secretaria de estado da saúde para tentar resolver o problema. 

O HC da Unicamp, que é referência para casos de média e alta complexidade para Campinas e região, divulgou ainda um balanço que aponta um crescimento de 43% nos últimos quatro anos. Em 2019, foram 5.100 atendimentos de urgência e emergência,  enquanto em 2022 o índice subiu para 7.300.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Final da Taça das Favelas muda trânsito ao redor do Brinco de Ouro

Americana tem menor índice de analfabetismo da RMC

Rua Irmã Serafina será bloqueada neste domingo; veja alternativa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.