Uma menina de 7 anos morreu ao ser atingida por uma árvore que caiu no Parque Portugal, em Campinas, na manhã desta terça-feira. Conhecida como Lagoa do Taquaral, este cartão postal e mais importante parque de Campinas chegou a ser fechado para manutenção por causa da queda de uma árvore dias antes, que não atingiu nenhuma pessoa.
A prefeitura decidiu pela reabertura, após ter realizado podas nas árvores maiores. No entanto, um eucalipto acabou caindo e além do óbito da criança, feriu gravemente uma mulher que estava na pista de caminhada. Ela foi socorrida e passou por procedimento cirúrgico.
O momento da queda do eucalipto foi marcado por muito desespero das vítimas e familiares. A mãe da criança, depois de constatado o óbito da filha no local, precisou ser atendida e encaminhada ao hospital, em estado de choque.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Fernando Baccin, relata o momento em que recebeu o chamado para o atendimento.
Os frequentadores que presenciaram a tragédia estavam indignados e perplexos. Roberto do Rego conta que estava caminhando atrás da mulher que ficou ferida.
Uma análise inicial apontou que a árvore teria caído por causa do solo encharcado causado pelos seguidos episódios de tempestades e chuvas constantes neste verão. O eucalipto despencou inteiro, desde a raiz, o que reforça a hipótese de comprometimento na sustentação da árvore.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, determinou o imediato fechamento, por tempo indeterminado, de todos os parques e praças de Campinas, lamentou profundamente o ocorrido e se solidarizou com a família das vítimas , colocando a Administração Municipal à disposição para prestar o auxílio necessário.
Esse é o segundo caso de morte por queda de árvores em parques públicos da cidade. No fim de dezembro, um homem morreu ao ter o carro atingido pela queda de uma figueira do Bosque dos Jequitibás. A cidade segue em estado de emergência.
A reportagem da CBN estava no local e trouxe todas as informações ao vivo.