Árvores em escolas de Campinas preocupam pais e funcionários 

Foto: Valéria Hein

A população de Campinas manifestou preocupação com a volta às aulas em fevereiro, após seguidas quedas de árvores na cidade, que causaram a morte de duas pessoas em um mês. Nas creches e escolas municipais há uma grande quantidade de árvores dentro das unidades de ensino e nas ruas em torno,  além de troncos tortos que passam a impressão de estarem despencando, apesar de também sabermos que a envergadura não representa necessariamente risco de queda, já que o problema está principalmente na perda de sustentação da raiz encharcada.

Em algumas delas, como a creche Prof. Hilário Pereira Magro Júnior, na Vila Marieta, há árvores gigantescas, com troncos cuja largura chega a ultrapassar o tamanho de uma pessoa, causando a preocupação de moradores. Outra creche muito arborizada é a Dr. Perseu Leite de Barros, na rua Sacramento. Por causa do ambiente muito agradável que as árvores proporcionam, a moradora, Lourdes Lima, não defende retiradas e podas sem planejamento, mas uma análise mais cuidadosa e preventiva.

Um coletivo de mães e pais da rede municipal de Educação de Campinas enviou uma carta aberta à prefeitura, afirmando há a preocupação quanto a um retorno seguro às aulas em 6 de fevereiro, alegando que em algumas unidades e seus arredores, árvores de diferentes tamanhos oferecem risco à segurança dos estudantes e profissionais da educação, solicitando à prefeitura uma manutenção preventiva urgente e permanente, para que tragédias como a do Parque Taquaral não se repitam. 

A Secretaria de Educação informou ter redobrado a atenção em relação às árvores nas escolas da rede, atuando alinhada à Secretaria de Serviços Públicos, na manutenção, poda ou retirada de árvores. Informou que em janeiro, nove escolas da rede municipal tiveram danos com a queda de árvores, sendo que, em sete delas, os reparos já foram feitos e duas estão em fase de finalização dos trabalhos. Em relação à Carta Aberta, a Secretaria de Educação informou não ter recebido o documento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça considera greve de professores em SBO abusiva

Casa que pegou fogo em Indaiatuba passa por nova avaliação da Defesa Civil

Guarda Municipal localiza desmanche de veículos em barracão no Jardim São José

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.