Bolsonaristas radicais da região participaram de atos de vandalismo

Foto: Reprodução/ Globo News

Os protestos antidemocráticos realizados por bolsonaristas radicais em Brasília neste domingo tiveram a participação de integrantes que partiram de Campinas, com a missão de atuar nos atos de depredação dos prédios das sedes dos três poderes da República. Uma mensagem compartilhada por WhatsApp convoca os manifestantes, oferecendo ônibus gratuito para Brasília, com partidas em frente da Escola de Cadetes e Círculo Militar, nesta sexta-feira e sábado.

A convocação ainda incluía água, café, almoço e jantar gratuitos, além de banheiros químicos e acampamento no planalto, pedindo para que a mensagem fosse compartilhada entre os patriotas. Ao chegarem em Brasília, integrantes dos atos golpistas da região fizeram lives e gravaram vídeos.

Um homem que aparece dentro de um dos prédios dos três poderes invadidos, usou as redes sociais para agradecer supostos patrocinadores de Amparo, que, segundo ele, permitiram a viagem até Brasília. No vídeo, ele agradece  aos “amigos patriotas” e diz que “muitos patrocinaram com o PIX”.

Outro bolsonarista radical da região fez transmissões ao vivo nas redes sociais, mostrando os atos. Ele grava o momento em que sobe a rampa do Congresso, dizendo que Brasília está sendo tomada pela cidade de Campinas e que essa rampa nunca foi da esquerda e do comunismo”. Ele ainda afirma que este momento de caos em Brasília iria fazer o Exército reagir.

Na Rodovia Anhanguera, houve protesto no domingo à noite, nos dois sentidos, na altura de Limeira, entre os quilômetros 147 e 150, que se estendeu pela madrugada, quando foi liberada, após a Polícia Militar ser acionada para negociar a liberação da via. 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, divulgou uma nota lamentando profundamente os atos antidemocráticos que resultaram na invasão do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF, defendendo que os invasores sejam punidos com o rigor da lei e afirmando que a democracia não admite a violência como manifestação política, pedindo paz e harmonia para avançar.

Já o presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV), divulgou uma nota onde informa que em Campinas, a segurança do prédio do Legislativo foi reforçada e informa repudiar veementemente os atos antidemocráticos realizados por uma pequena parcela da população, que não representa a totalidade do povo brasileiro. 

Neste domingo, centenas de golpistas invadiram Brasília e promoveram atos terroristas no Congresso, no Palácio do Planalto e no prédio do STF. Os participantes usaram pedaços de paus e pedras para invadir a área de contenção que cerca o Congresso Nacional.

Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Uma das cenas que marcaram as cenas de vandalismo é a de um veículo da Polícia Legislativa caído no espelho d’água do Congresso. Policiais Militares tentaram conter o vandalismo com spray de pimenta e bombas de efeito moral, mas não conseguiram. 

Nota da OAB Campinas

A diretoria e as Comissões que integram a 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do
Brasil (OAB Campinas) vem a público manifestar indignação e repúdio contra os atos
de depredação dos prédios públicos ocorridos no domingo em Brasília, e que
demonstraram desrespeito à própria Constituição.
A OAB Campinas, em consonância com o posicionamento da OAB Nacional, reitera
que “as liberdades de manifestação e de expressão, protegidas pela Constituição
Federal, não incluem permissão para ações violentas nem para atentados contra o
Estado Democrático de Direito.”
No âmbito de Campinas e demais municípios, bem como dos Estados, faz-se
necessário que as autoridades constituídas apurem os fatos em relação ao
oferecimento de transporte gratuito ou subsidiado para levar manifestantes até Brasília
e na incitação de pessoas na invasão, seguida da depredação de patrimônio público.
A Advocacia, ciente de seu papel, na defesa do Estado Democrático de Direito,
considera inaceitáveis as ações registradas. É fundamental a apuração e a
responsabilização de todos os envolvidos, dentro dos preceitos legais e da
Constituição que rege o nosso país.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.