Ouça ao vivo

Dário reúne forças pela recuperação de Campinas, após tempestades

Foto: Reprodução/ Redes sociais

A prefeitura de Campinas informou estar articulando e reunindo forças pela recuperação da cidade, que na semana passada contabilizou mais de 200 mm de chuvas, com tempestades que destruíram pontes e muros de contenção.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, informou que a Prefeitura estuda uma contratação emergencial para tentar resolver os problemas que estão dificultando a vida dos moradores, como a recuperação de pontes.

Mas, antes é preciso que os engenheiros da prefeitura produzam um descritivo para que, a partir disso, sejam solicitados os orçamentos das empresas concorrentes.

A prefeitura também aguarda decisão do Governo Estadual que ainda não definiu o valor e quando será o repasse para  Campinas, que na sexta-feira decretou situação de emergência. A cidade passou por uma situação jamais vista na semana passada, com recorde histórico na quantidade de chuvas, além das rajadas de ventos. 

Em duas horas choveu quase a totalidade da média histórica para todo o mês de Janeiro, que é de 277 mm, num momento de solo já encharcado por causa das chuvas que persistem desde Novembro. Dário Saadi destaca a situação da ponte que fica no Parque das Bandeiras, que teve a estrutura  totalmente destruída.

No entanto, há outras duas no Parque Brasília que passam por análise e outras duas  que apresentam erosão de cabeceira, no Parque Itajaí e na divisa com Monte Mor.

A quantidade excessiva de árvores que caíram também acendeu um alerta. Uma delas causou a morte de um homem no fim do ano passado em Campinas e a preocupação continua por causa da situação de solo encharcado.

O Instituto Biológico e o Instituto Agronômico de Campinas estão realizando análises nas árvores que caíram na cidade para confirmar se estavam saudáveis, como mostraram as análises iniciais, contribuindo para a tomada de decisões.

Já os projetos das obras contra enchentes, como a construção de piscinões,  já tiveram um sinal verde do BNDES, quanto ao financiamento inicial. No entanto, os projetos estão sendo revistos para que sejam atualizados à situação de hoje.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Funcionários da UBS São José fazem protesto contra violência

Servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) São José, em Campinas, realizam um protesto na manhã nesta quinta-feira (9). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal o grupo está pedindo por mais segurança e condições dignas de trabalho. Ainda de acordo com eles, o atendimento está suspenso até 13h.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.