Depois da visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à região de Campinas no último fim de semana, a Defesa Civil Estadual iniciou o trabalho de avaliação das áreas afetadas pelos temporais ocorridos principalmente na semana passada, que causaram deslizamentos e deixaram famílias desabrigadas.
A contabilização, porém, não é tão simples, especialmente porque as chuvas continuam com intensidade em algumas cidades da região. O coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Henguel Ricardo Pereira, explica que novas ocorrências podem surgir com a continuidade dos temporais.
Mesmo com o trabalho tanto preventivo quanto de atendimento a ocorrências feito pela Defesa Civil, o coordenador estadual alerta à população, principalmente que está em áreas de risco, que deixe o local antes das ocorrências, pois dezenas de mortes já foram registradas neste período de tragédias naturais.
Qualquer cidadão pode ter acesso às informações da Defesa Civil, que envia alertas a quem cadastra um SMS no número 40199 e informa o CEP. Desta forma, assim que começam eventos climáticos que causam perigo, dá tempo de a pessoa se deslocar a um lugar seguro.