A Emdec passou a realizar operações de bloqueio da Rua General Marcondes Salgado e de uso de faixa reversível em um trecho da Rua Coronel Quirino em dias chuvosos. Antes, a operação ocorria somente em situações de alagamento, mas atrásra isso passa a ocorrer com maior frequência.
Nesta terça-feira (3) a operação já foi realizada, com o bloqueio do tráfego na General Marcondes Salgado, logo depois da Aquidabã e da Via Expressa Waldemar Paschoal. A Coronel Quirino foi separada por cones, e passou a ter duplo sentido de circulação, absorvendo o tráfego da via interditada. Porém, o bloqueio desta terça se deu para que a Prefeitura realizasse um trabalho de poda das árvores que ficam nas laterais do Bosque dos Jequitibás.

Segundo a Emdec, a operação tem o intuito de resguardar a segurança dos motoristas na região do Bosque em períodos chuvosos, e ela será adotada pelo menos até a conclusão dos estudos técnicos realizados pela Prefeitura de Campinas sobre a situação das árvores na região.
As medidas ocorrem na semana seguinte à queda de uma árvore de 35 metros do Bosque em cima de um carro. O motorista, de 36 anos, morreu no local. Dias depois uma outra árvore do Bosque caiu, mas desta vez na rua Pedro Álvares Cabral.
Com as mudanças impostas pela operação, o motorista que pretende acessar as avenidas Princesa D’Oeste ou Norte-Sul têm que seguir pela faixa revertida da rua Coronel Quirino até chegar na avenida Moraes Salles, de onde poderá acessar as avenidas.