Um segundo de distração no trânsito para conferir uma mensagem em uma rede social ou para pegar um objeto que caiu no assoalho do carro pode ser o que vai definir se você vai chegar ao destino em segurança ou se vai se envolver em um acidente de trânsito.
O coordenador do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Durval Dornellas Júnior, afirma que motoristas que transportam cargas precisam ter atenção redobrada, pois o veículo pesado é um fator de risco para outros condutores.
Uma equipe do SEST SENAT realiza a campanha Rode Seguro nas Estradas para conscientizar motoristas e passageiros sobre riscos e medidas de prevenção a acidentes como: estar descansado e fazer uso do cinto de segurança. A campanha segue até sexta-feira no Terminal Metropolitano de Campinas.
Especialistas que fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito afirmam que 94% dos acidentes acontecem por erro humano. Em outubro passado, o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) registrou 16.528 ocorrências, sendo 478 acidentes fatais.