Quase metade das crianças de 5 a 11 anos que vivem em Campinas não completaram o primeiro ciclo vacinal contra a Covid-19. Apenas 54,1% da população desta faixa etária recebeu 1ª e 2ª dose da vacina da Pfizer ou a Coronavac
A situação fica mais preocupante com o surgimento da subvariante XBB.1.5 em meio a um cenário de falta de doses da Pfizer na rede municipal de saúde.
De acordo com a coordenadora do programa de vacinação, Chaula Vizelli, o governo estadual deixou de abastecer o estoque de doses da Pfizer há um mês, por isso não há doses suficientes para vacinar as crianças que estão com a carteira de vacinação desatualizada nem para seguir a nova recomendação do Ministério da Saúde de aplicar a terceira dose do imunizante em todas as crianças de 5 a 11 anos.
Em relação às crianças de seis meses a dois anos que vivem em Campinas, 242 receberam a segunda dose da vacina e mais de 43 mil estão sem nenhuma dose da Pfizer Baby. Neste caso o motivo da baixa cobertura vacinal é a baixa procura, explica Chaulla.
A vacina Pfizer Baby está disponível para crianças de seis meses a dois anos nas unidades: Aurélia, Ipê, Florence, Vista Alegre, Centro, 31 de Março, São Marcos e São Domingos. Os horários de atendimento e endereços das unidades estão disponíveis na página da Secretaria Municipal da Saúde.